Você sabia que existe aneurisma de aorta?

Dr Marcio Filippo
Cirurgia Vascular e Endovascular
16/10/2016

Os aneurismas são definidos como dilatação das artérias excedendo em mais de 50% do seu diâmetro e tem como principal causa a degeneração aterosclerótica.

Eles podem aparecer em todos os vasos sanguíneos do corpo humano, mas hoje vamos discutir aqueles que acontecem na aorta, que é a maior artéria do corpo.
Esta artéria começa no coração e desce até a pelve, tem grosso calibre e recebe todo o sangue que vem do coração.

Cerca de 80% dos aneurismas da aorta estão localizados no segmento abdominal deste vaso sanguíneo e o diagnóstico geralmente é feito durante a realização de exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância ou ultrassonografia) para investigação de outros problemas.

Isto acontece, por que um aneurisma geralmente não causa sintomas.
Quando surgem os sintomas?
Quando os sintomas aparecem, sugere uma complicação do aneurisma.

A situação mais dramática é representada pela ruptura do aneurisma. Com o tempo, a dilatação da artéria leva ao enfraquecimento da mesma, predispondo a ruptura do vaso sanguíneo com hemorragia maciça. Este quadro é muito grave, causando óbito imediato na maioria das vezes, sem chance para socorro médico (80% de mortalidade).

O perfil de pessoas mais acometidos pelo aneurisma da aorta são homens, brancos e com mais de 50 anos de idade.

Então devo procurar atendimento médico agora para saber se tenho um aneurisma? NÃO. Este diagnóstico só deve ser procurado em pacientes com presença de tumoração pulsátil no abdômen ou com história familiar da doença.

E quando você deve se preocupar?  Se você tem algum parente de primeiro grau com o histórico da doença e se tem mais de 50 anos. Nestes casos um exame de rastreio como o EcoDoppler vai te auxiliar neste diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!