Você sabe o que é cirurgia videolaparoscópica?

Dr Flavio Sabino
Cirurgião Oncológico
11/01/2017
A cirurgia videolaparoscópica, popularmente conhecida como “cirurgia por vídeo, ” cirurgia dos furinhos” ou “cirurgia à laser”, é uma modalidade de cirurgia minimamente invasiva realizada através da inserção de instrumental cirúrgico específico (ópticas, pinças, grampeadores, aspiradores) por pequenos orifícios no abdome. Diferente da cirurgia convencional, nesta modalidade não há necessidade de abrir a parede do abdome com grandes incisões para que se possa acessar os órgãos internos. Durante o procedimento, sob anestesia geral, o dióxido de carbono (um gás pouco absorvido pelo nosso corpo) é insuflado para o interior da cavidade abdominal com o objetivo de criar um espaço interno para que o cirurgião possa trabalhar. Através de uma mini câmera, gera-se uma imagem magnificada em tela de alta resolução que permite que o cirurgião enxergue o interior do corpo. Com isto, é possível a visualização das estruturas anatômicas e também das lesões com uma grande riqueza de detalhes, obtendo-se um manuseio delicado e preciso dos tecidos.
Por ocasionar menor agressão ao corpo quando comparada com a cirurgia convencional, a videolaparoscopia proporciona melhor resultado estético (menores cicatrizes), menor sangramento, menor dor na recuperação pós-operatória com um menor tempo de internação hospitalar e retorno mais rápido às atividades do dia a dia.
Inicialmente empregada somente com o objetivo de diagnóstico, a cirurgia videolaparoscópica, atualmente, é utilizada com vantagem e segurança para a realização de intervenções cirúrgicas complexas, incluindo as cirurgias para remoção de tumores abdominais e pélvicos.
Converse com seu cirurgião sobre da possibilidade de utilização do método antes de realizar uma cirurgia abdominal ou pélvica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!