Você sabe o que é Calorimetria?

A Calorimetria mede, através do consumo de O2 e produção de CO2, o gasto energético de uma pessoa. O exame é realizado deitado em repouso e, portanto, mede a o seu gasto mínimo de energia diário. Através desse exame, pode-se fazer uma leitura de como está o metabolismo do paciente naquele momento

Quais são os benefícios da Calorimetria?

A partir do resultado do exame, ao entender melhor o funcionamento de seu metabolismo, o paciente pode (junto com o seu médico/nutricionista e/ou profissional de educação física) descobrir quais são as suas reais necessidades físicas e realizar uma avaliação completa individual e focada em seus objetivos.

Para que serve a Calorimetria?

Ao definir o tipo de metabolismo de cada paciente (se funciona de uma forma mais rápida ou mais lenta), é possível calcular com maior precisão a dieta de uma pessoa fazendo que com ela alcance seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente. Além disso, com o resultado da Calorimetria podemos indicar quais são os exercícios físicos ideais, dependendo das necessidades e objetivos de cada um.

Calorimetria: entendendo o perfil de cada paciente

Apesar do metabolismo de uma pessoa ser influenciado por caraterísticas como idade e gênero (que não podemos mudar), a alimentação, a composição de corporal (quantidade de gordura e músculos do corpo) e o estilo de vida influenciam muito na determinação da taxa metabólica de repouso de uma pessoa. A Calorimetria é o único exame que determina com precisão o metabolismo de uma pessoa. Determinando o perfil metabólico de uma pessoa e relacionando esse ao estilo de vida dela podemos realizar a prescrição de uma dieta e de um programa de exercício realmente individualizado.

 Calorimetria e a saúde dos pacientes

É sabido que muitos problemas de saúde são mais rapidamente tratados quando aliados aos exercícios físicos. Desta forma, ao estudar detalhadamente o metabolismo do paciente e como este funciona, o médico/profissional de educação física pode prescrever com maior segurança exercícios. Dessa forma, podemos acelerar os processos de melhora em pessoas que possuem altas taxas de triglicerídeos ou colesterol, por exemplo.

Saúde do Exercício – Instituto Clinics

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!