Você já ouviu falar em Lúpus?

Dr. Rafael Addum

Recentemente, uma jovem e famosa cantora declarou ter sido diagnosticada com lúpus. Felizmente, trata-se de uma doença auto-imune relativamente incomum no mundo.

O lúpus eritematoso sistêmico (que chamaremos aqui apenas de lúpus) é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida que pode afetar qualquer órgão do corpo. Sua grande marca é a produção pelo organismo de anticorpos contra suas próprias células.

O lúpus é muito mais frequente nas mulheres do que nos homens e a doença geralmente inicia-se durante a idade fértil (15 a 45 anos). As manifestações são muito variadas podendo acometer de formas isolada ou combinada órgãos como a pele, músculos, articulações, células sanguíneas, pulmões, rins e sistema nervoso central. Em muitos casos, é um diagnóstico difícil. Como esta doença pode acometer muitos órgãos de diferentes formas diferentes, é preciso de um alto grau de suspeição para que se possa chegar à conclusão diagnóstica.

Mulheres com lúpus precisam ser acompanhadas com muita atenção durante a gravidez, pois apresentam maior risco de complicações gestacionais.

O diagnóstico do lúpus é feito com base nos sintomas e através de exames laboratoriais que são capazes de detectar alguns dos auto-anticorpos.

Como o lúpus pode variar muito na sua apresentação clínica, o tratamento inclui uma série de diferentes medicamentos. Alguns remédios tendem a atuar diretamente no processo inflamatório, ao passo que outros modulam o sistema imunológico.Também é importante evitar a exposição solar fazendo uso diário de cremes protetores, manter-se fisicamente ativo e com boa alimentação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!