Você já fez o seu testamento vital?

Diante dos avanços tecnológicos da medicina moderna, torna-se cada vez mais urgente a valorização da dignidade humana e o respeito à individualidade e à autonomia de cada pessoa em relação ao seu próprio tratamento através de um testamento vital.

Contudo, justo em momentos importantes e decisivos, no qual escolhas precisam ser tomadas, muitas vezes o paciente encontra-se incapaz de manifestar sua opinião e seus desejos, o que gera incertezas tanto para os médicos como para seus familiares.

Nesse sentido, diferentes ferramentas tem sido desenvolvidas para tentar assegurar que o desejo de cada paciente possa ser preservado, em todas as circunstancias e processos de seu tratamento, conhecidas em conjunto como diretrizes antecipadas de vontade.

A forma de diretriz antecipada de vontade mais comum é o testamento vital(do inglês “living will”), que constitui um documento escrito pelo próprio paciente, no qual ele explicita todo tratamento que ele deseja ou näo receber em situações graves, caso  ele não esteja apto a se expressar na ocasião.

Por exemplo, no testamento vital, cada pessoa pode dizer se, frente a uma condição clinica grave, por doença incurável ou irreversível, deseja para si dispositivos e tratamentos, como sondas de alimentação artificial, respiração por aparelhos, terapia de hemodiálise, internação em unidades de terapia intensiva, antibióticos e até massagem cardíaca.

Apesar de não haver ainda lei que regulamente o testamento vital no Brasil, cresce o número de pessoas que o registram em cartório. Para a formulação correta do testamento vital, é importante que haja aconselhamento tanto jurídico como de seu médico de confiança, para que o paciente conheça adequadamente as suas opções e haja legitimidade legal do mesmo.

Dr Ivan Abadalla
Geriatria
29/10/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!