Você sente dor ao pisar pela manhã?

A sua dor ao pisar pela manhã pode ser fascite plantar, também conhecida como “esporão de calcâneo”,  é uma das doenças mais frequentes nos pés. 10% da população irá apresentar, em algum momento da vida, sintomas de fascite plantar.

Dentre eles, destaca-se a dor, ao pisar pela manhã, na região plantar da face interna do calcanhar. O desconforto melhora após algum tempo em pé e volta a incomodar com longas caminhadas ou corrida. Como o nome sugere, trata-se de uma inflamação na fáscia plantar, uma estrutura fibrosa que se origina no calcâneo e vai até os dedos, funcionando como uma corda de arco.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento desta patologia são: sobrepeso; discrepância de membros inferiores; pé chato; pé cavo; trauma prévio no calcanhar; uso de calçado inadequado; padrão indevido de corrida.
A fasciite plantar tende a melhorar espontaneamente com a consequente diminuição das atividades causada pela dor. Porém, algumas vezes, é mais difícil o controle, podendo tornar-se crônica e trazer incapacidade funcional, afetando a qualidade de vida.

As medidas mais frequentemente utilizadas no tratamento da fasciite são: repouso, gelo ou calor local, uso de anti-inflamatórios (AINEs), alongamento plantar, uso de calçado com salto de 2-3 cm, splint noturno, infiltração local de corticoide e terapia de ondas de choque (TOC). O tratamento cirúrgico é raramente indicado.

Se identificou com os sintomas descritos? Agende uma consulta.

Dr Leandro Miranda
Cirurgia de pé e tornozelo
07/10/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!