Vamos falar de menopausa?

Dr. Rafael Addum
Clínica Médica
01/12/2016

Você sabia que os “calores” da menopausa possuem tratamento? Na medicina estes sintomas são chamados de fogachos e se desenvolvem em algumas mulheres que passam pelo processo natural de menopausa. Define-se menopausa como a ausência de menstruação após um período de um ano. Em geral, ela ocorre nas mulheres entre 45 e 55 anos. Antes dos ciclos menstruais cessarem permanentemente, eles tornam-se irregulares (por exemplo, a cada cinco ou seis semanas, ao invés de quatro), há menos dias de sangramento e começam os desagradáveis sintomas comuns neste período.

Algumas mulheres passam pela fase da menopausa sem nenhum sintoma. Todavia, outras experimentam fogachos, suores noturnos, insônia, secura vaginal, depressão, dificuldade de concentração, dentre outros. É importante que a mulher tenha tempo e tranquilidade durante suas consultas regulares para conversar sobre seus sintomas com seu médico, uma vez que o tratamento adequado pode trazer grande alivio. O tratamento da menopausa envolve medidas comportamentais, como por exemplo o uso de roupas leves ao dormir e um ambiente bem ventilado, a prática de atividades físicas regulares e a cessação do tabagismo. 

A terapia de reposição hormonal com estrogênios também é eficaz no controle desses sintomas, porém deve ser discutida individualmente com o seu médico devido aos riscos associados. Outros medicamentos, como antidepressivos e aqueles utilizados no tratamento da epilepsia, ajudam a diminuir os fogachos e também a depressão. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!