Vamos falar de disfunção erétil?

Durante séculos, a disfunção erétil foi encarada como parte do processo natural de envelhecimento e seu tratamento foi tido como algo supérfluo. No entanto, com aumento da longevidade do homem, a importância da atividade sexual para o bem-estar físico e psicológico passou a ser assunto prioritário na medicina.

Na atualidade, cerca de 50% dos homens entre 40 e 70 anos apresentam algum grau de disfunção erétil, com forte impacto sobre a qualidade de vida. Além de seu caráter recreativo, a atividade sexual desempenha função importante na realização pessoal e na vida do casal, levando pessoas com disfunção erétil a apresentarem elevados índices de depressão e distúrbios de ansiedade.

Outro aspecto importante relacionado aos distúrbios da ereção é a sua associação com doença cardiovascular e mortalidade precoce. Em geral, a etiologia da disfunção erétil ocorre por alterações vasculares semelhantes as que ocorrem nas artérias coronárias, isto é, formam-se placas de gordura que obstruem o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. O raciocínio é simples: se existe uma placa de gordura capaz de comprometer o fluxo sanguíneo para o pênis, também há alta probabilidade de existirem placas no coração, e vice-versa.

Como ambas as doenças são parecidas em sua gênese, não é de se espantar que também compartilhem os mesmos fatores de risco, como, por exemplo, diabetes, obesidade, estresse, hipertensão arterial, tabagismo e sedentarismo. Em especial, podemos destacar o sedentarismo e o tabagismo como fatores de risco altamente modificáveis.

Estudos observando diferentes populações de homens demonstram claramente que o incremento na atividade física semanal tem a capacidade de melhorar a função erétil. Não há consenso sobre a “dose” exata a ser recomendada de exercícios físicos para prevenir e tratar a disfunção erétil, mas é possível que um gasto calórico semanal superior a 3.000 Kcal reduza em aproximadamente 80% a probabilidade de disfunção erétil grave.

Não conviva com o fantasma da disfunção erétil, converse com seu médico.

Dr José Alexandre Pedrosa
Urologista
19/10/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!