Vacina contra meningite do tipo B

Dr. João Marcello de Araujo Neto
Clínica Médica

As meninges são estruturas que protegem e fornecem suporte ao sistema nervoso. Elas podem ser afetadas por vírus e bactérias causando a meningite. Em geral, estes patógenos são transmitidos pelo ar através de secreções respiratórias. E com isto, esta doença pode se espalhar rapidamente entre as pessoas causando surtos, principalmente nas cidades.

As meningites bacterianas costumam ser mais graves do que as virais e, atualmente, mesmo com o avanço da medicina, ainda apresentam alto risco de sequelas e morte. Dentre as bactérias que causam meningite, o meningococo (Neisseria meningitidis) é uma das principais. Esta bactéria é endêmica em diversos países do mundo, incluindo o Brasil e EUA, mas tem maior ocorrência em alguns países da África. Estima-se que em nosso pais, 1 a cada 5 pessoas que desenvolvem a doença acaba por falecer mesmo recebendo tratamento adequado.

Existem vários subtipos (sorogrupos) de meningococo classificados em letras, como, por exemplo, A, B, C, Y e W. Felizmente, atualmente, dispomos de vacina contra vários sorogrupos. A vacina contra o tipo C está presente no calendário vacinal oficial do Ministério da Saúde, sendo administrada aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Em outubro de 2014, o FDA (do inglês, food and drug administration) aprovou uma nova vacina contra o meningococo do sorogrupo B (Trumenba) e, em janeiro de 2015, outra similar recebeu aprovação (Bexsero).

Além das vacinas contra as meningites dos tipos B e C, existem outras que fornecem proteção combinada para demais sorogrupos. Também, há formulações que estendem a imunização para outras bactérias. A partir de maio de 2015, a vacina Bexsero (também aprovada pela Comissão Européia) contra o meningococo do tipo B estará disponível no Brasil. O calendário vacinal brasileiro do Ministério da Saúde ainda não incorporou esta tecnologia, mas as vacinas estão disponíveis no sistema privado sob prescrição médica.

Durante o check-up médico, é possível atualizar seu calendário vacinal com novas vacinas e aquelas não recebidas na infância. O Instituto Clinic também possui um programa de atualização vacinal destinado a adultos e viajantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!