A vacina contra a Febre Amarela

Ontem (17/01/17), o Ministério da Saúde publicou mais uma atualização dos casos notificados como suspeitos de febre amarela em Minas Gerais. Ao todo são 184 casos distribuídos em 29 municípios do estado. Destes, 47 pessoas tiveram óbito suspeito pela doença.
Desde então, muitas pessoas nos enviaram dúvidas sobre quais os municípios em que há risco da doença e como fazer para se prevenir.
Para responder esta dúvida, basta entrar no site do Ministério da Saúde e procurar os municípios considerados “área com recomendação de vacina”.
Quem for viajar para um destes municípios deve tomar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência (a Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida).
A vacina é disponível em Postos de Saúde gratuitamente e faz parte do calendário nacional de imunizações. No calendário, o Ministério da Saúde definiu que a vacina deve ser tomada em duas doses (aos 9 meses e aos 4 anos), como forma de garantir uma medida adicional de proteção.
Atualmente, todo o estado de Minas Gerais é considerado área com recomendação de vacina, inclusive a capital Belo Horizonte. Os municípios mineiros com casos notificados recentemente são Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté, Setubinha, Água Boa, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Itanhomi, Santa Rita do Itueto, Alvarenga, Conceição de Ipanema, Manhuaçu, Mutum, Santana do Manhuaçu e Novo Cruzeiro.
Todos os habitantes de municípios considerados área com recomendação de vacina devem ser imunizados.
O município do Rio de Janeiro não é considerado área com recomendação de vacina Desta forma, habitantes do Rio de Janeiro que não pretendem se deslocar para outros municípios não necessitam de vacina. Outros estados que não tem municípios considerados como área com recomendação de vacina são: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas Sergipe e Espírito Santo.
A febre amarela também existe em outros países do mundo.
A Organização Mundial da Saúde oferece em seu site a lista de países onde há risco de febre amarela. Viajantes para estes países também devem fazer uso da vacina com 10 dias de antecedência: https://www.who.int/ith/2016-ith-annex1.pdf?ua=1
Leia mais informações em: https://institutoclinics.com/porque-devemos-nos-prevenir-da-febre-amarela/

 

Dr João Marcello Neto
Clinica Médica e Hepatologia
18/01/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!