Um brinde ao vinho e a saúde dos olhos.

Beber vinho pode proteger os seus olhos. O resveratrol é uma substancia natural produzida pelas plantas e é a principal substancia ativa encontrada nas cascas de uvas, presente no vinho tinto.
Muitos estudos clínicos demonstraram que o resveratrol, devido ao seu alto poder anti-oxidante e anti-inflamatório, é um excelente cardio-protetor, neuro-protetor e possui características importante contra o envelhecimento.
Recentemente, médicos da Califórnia e da Arabia Saudita fizeram uma revisão de estudos que demonstram os prováveis benefícios desta substancia para a nossa visão. Foram levantados estudos que, alem de demonstrar o poder anti-oxidante e anti-inflamatório desta substancia nos olhos, também evidenciaram outros mecanismos que podem fornecer proteções contra doenças que levam a cegueira.
No caso do glaucoma, alguns estudos demonstraram que a substância pode ser uma ótima aliada contra o dano celular causado pelo aumento da pressão intra-ocular e assim prevenir a progressão desta doença que pode ser fatal a nossa visão.
>Um estudo realizado em laboratório com ratos, mostrou que a substancia poderia inibir o crescimento anormal de vasos na retina através do seu poder anti-oxidante e anti-inflamatório. Uma situação similar ao que acontece com a degeneração macular relacionada a idade nos humanos. Pela revisão, foi verificado que a atuação do resveratrol para a nossa visão é evidente, porém, estudos em humanos seriam importantes para corroborar este fato e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4848669/#B106-nutrients-08-00200

Dr Pedro de Toledo
Oftalmologia
02/12/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!