TPM, o terror das mulheres.

Dra Patricia Cirillo
Psiquiatria
09/03/2017

A maioria das mulheres sabe o que é ter tensão pré-menstrual, a famosa TPM.
É certo que as pessoas que convivem com estas mulheres também percebem as alterações deste período.
A TPM ou síndrome pré-menstrual pode manifestar-se de formas variadas, incluindo alterações do humor e físicas, que aparecem ciclicamente na semana que precede a menstruação. Os sintomas podem incluir irritabilidade, dor e/ou inchaço nos seios, insônia, cansaço, desejo por alimentos doces, cólica, alterações intestinais, dentre outros.

Esses sintomas tendem a recorrer, mas podem variar no decorrer dos meses. As primeiras manifestações costumam surgir em torno de 7 dias antes da menstruação e remitir até o segundo dia após.

Estima-se que 3 em cada 4 mulheres sofra de TPM. Entretanto, uma minoria (< 10%) possui sintomas tão intensos, que causam prejuízo ao seu dia-a-dia. A TPM mais grave é chamada de Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM). Nesses casos, além dos sintomas já relatados, a mulher pode ter a sensação de estar no seu limite ou com os nervos à flor da pele, interesse diminuído em suas atividades cotidianas e pensamentos auto-depreciativos. O motivo desse quadro é uma alteração de neurotransmissores no cérebro como a serotonina decorrentes das mudanças hormonais do ciclo menstrual. A mulher deve sempre observar o comprometimento que a TPM ou TDPM causam no seu cotidiano. Um estilo de vida saudável ameniza os sintomas brandos. Já os casos mais graves podem precisar de medicamentos como a pílula anticoncepcional ou até mesmo antidepressivos. Ginecologista e psiquiatra podem auxiliar mulheres com estes sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!