Surto de Sarampo na Europa. Esclareça suas dúvidas.

Nessa semana a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta sobre a transmissão do sarampo na Europa.

De acordo com a OMS, um surto da doença vem ocorrendo nos seguintes países: Áustria, Bélgica, Croácia, França, Alemanha, Itália, Polônia, Romênia, Espanha, Suécia e República Tcheca.

A alta transmissão do vírus e a grande mobilidade entre os países torna possível o aparecimento de casos, mesmo em locais onde o vírus já foi eliminado, como no Brasil. Informações de 11 de julho de 2017 relatam que os surtos de Sarampo na Região Européia já causaram 35 mortes nos últimos 12 meses.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e o seu vírus é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados.

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são febre, tosse persistente, conjuntivite e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e também lesões no sistema nervoso.

No ano passado, foi reconhecido, por organizações internacionais, a extinção do sarampo no Brasil. Portanto, é muito importante que qualquer caso suspeito no nosso país seja notificado.

A detecção precoce dos casos de sarampo é vital para que as medidas de controle sejam tomadas o mais breve possível visando impedir a reintrodução dos vírus em nosso território.

E lembre-se, mantenha seu calendário de vacinação sempre atualizado.

A vacina contra o sarampo é altamente eficaz e está disponível nos postos de sáude.

Dra Thelma Flosi Gola é Infectologista do Instituto Clinics

17/08/2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!