Surto de Conjuntivite

Um aumento de casos de conjuntivite está ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro, principalmente no município.

A conjuntivite, inflamação da conjuntiva dos nossos olhos, pode ser provocada por vírus, bactérias ou ser alérgica, e cursa com sintomas de desconforto ocular, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e, na maioria das vezes, secreção, principalmente matinal.

A doença que está circulando pela cidade do Rio de Janeiro tem características virais. A conjuntivite viral é a mais comum nos pequenos surtos e epidemias. Isso se deve ao fato da propagação rápida do vírus, principalmente em ambientes aglomerados e fechados.

Aqui vão algumas dicas para este período:

1) Mantenha sempre as mãos bem limpas com água e sabão ou álcool gel;

2) Evite o contato direto com pessoas que estejam apresentando os sintomas ou sinais da conjuntivite. O contato indireto, através de objetos contaminados, também pode ser outra forma de contágio;

3) Evite esfregar os olhos, principalmente se estiver com as mãos sujas;

4) Caso sinta qualquer tipo de sintoma ou sinal da conjuntivite, inicie compressas geladas sobre os olhos com soro fisiológico ou água mineral, troque tolhas de rosto e de banho, evite limpar os olhos com panos (dê preferência para lenços de papel descartáveis) e procure um especialista.

Dr Pedro de Toledo – Oftalmologista

22/03/2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!