Saúde do Homem. Os cinco exames de rotina que devem ser feitos

Mesmo quando o corpo não apresenta sintomas nem alterações perceptíveis, é extremamente recomendável ao homem estar em dia com seus exames de rotina. No entanto, são vários os casos onde a saúde masculina é deixada de lado, seja por preconceito, desleixo, etc.

É preciso, então, reverter esse padrão e entender de uma vez por todas que realizar check-ups anuais não é frescura. Principalmente para homens acima de 30 anos.

Sendo assim, pensando na sua saúde, listamos os principais exames que todo homem deve fazer e como eles funcionam. Então, para saber quais são eles, pegue uma xícara de café, sente-se um pouco e venha conosco.

1. EXAME DE PRÓSTATA

Ter medo de realizar um exame de próstata é normal. Afinal, nem todo procedimento médico costuma ser agradável. Porém, essa peculiaridade não deve ser um empecilho. O câncer de próstata, quando descoberto no início, tem índices altíssimos de cura. Logo, é recomendável que todos os homens que tenham acima de 45 anos façam esse procedimento.

Funciona assim: o médico, pelo exame de toque retal, verifica o tamanho da próstata, a glândula responsável pela produção e transporte do esperma. Se houver alterações, é preciso investigar a fundo. É importante, também, fazer o PSA, um exame de sangue capaz de detectar o câncer de próstata em sua fase inicial.

2. EXAME DE COLESTEROL, HDL, LDL E TRIGLICERÍDEOS

Dado importante: sabia que os homens têm mais propensão a ter colesterol alto do que as mulheres? Preocupante, certo? Porém, não precisa ser assim. Basta verificar regularmente, por meio de um exame de sangue, os níveis de colesterol e triglicerídeos do seu corpo. Tal prática ajuda a evitar doenças cardiovasculares como aterosclerose, hipertensão e insuficiência cardíaca.

3. EXAME DE GLICOSE

O diabetes tem sido uma das doenças mais debilitantes entre a população. Um dos motivos pelos quais isso acontece é porque muitos homens costumam detectá-la quando ele já se encontra em níveis avançados.

Veja mais…   o que é cistectomia com neobexiga?

Logo, ao acompanhar regularmente os níveis de glicose no sangue, é possível evitar o diabetes com diagnóstico de intolerância glicêmica e mudanças no estilo de vida (como boa alimentação e exercícios físicos). Por isso é tão importante fazer exames de rotina.

No mais, esse procedimento é feito por um exame de glicose simples ou, nos quadros mais complicados, de hemoglobina glicada, insulina e curva glicêmica.

4. EXAMES DE CÓLON E RETO.

Doenças de origem intestinal, como o câncer no reto ou intestino grosso, são bastante recorrentes em homens, principalmente naqueles que estão acima dos 50 anos. Para detectá-las precocemente, é preciso fazer alguns exames, entre eles o de fezes e/ou colonoscopia (análise do estado da mucosa intestinal por meio de um tubo óptico).

5. EXAME DE URINA

Além disso, o exame de urina é útil para identificar possíveis infecções (silenciosas ou não), presença de sangue, e mau funcionamento dos rins. Um simples exame de urina pode também auxiliar no diagnóstico precoce de diversas doenças renais tais como cálculos, pólipos e etc.

Viu como fazer alguns exames de rotina pode ser de extrema importância para a saúde do homem? Basta fazê-los regularmente e, de preferência, com acompanhamento médico e pronto! Muitos de seus problemas podem ser resolvidos!

Agora que você já sabe como se prevenir de algumas doenças, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a também dominarem o assunto!

Dr José Alexandre Pedrosa – Urologista

08/08/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!