A presença de sangue na urina é denominada hematúria. A definição estrita de hematúria é caracterizada pela presença de células sanguíneas na urina.
Nem sempre a presença de sangue na urina é identificável a olho nu. Existem condições onde a presença de sangue é vista apenas com o auxílio de microscópio.
Microscopicamente podem haver hemácias, que são as células sanguíneas, na urina. No entanto, a quantidade normal é bastante reduzida e não passam de poucas células. A presença de um número elevado de hemácias na urina, mesmo que não seja visível a olho nu, é considerada anormal.
O exame utilizado para avaliação inicial é o exame simples de urina, denominado de EAS ou urina tipo I.
A avaliação deste tipo de achado deve ser iniciada através de uma avaliação médica criteriosa. Outras causas que devem ser avaliadas estão relacionadas as patologias mais comuns, como: infecção urinária, doenças virais, trauma e instrumentação urológica prévias.
Algumas vezes a coleta inadequada da urina, assim como estar no período menstrual e ter feito exercícios físicos vigorosos, também podem impactar no resultado dos exames.
Após o exame, em caso negativo, deve-se prosseguir com avaliação para doenças renais clínicas e patologias urológicas de maior complexidade. Inicialmente a avaliação de exames laboratoriais de função renal e pesquisa de dismorfismo eritrocitário ajudam a separar possíveis patologias nefrológicas das urológicas.
A avaliação urológica específica nestes casos consiste de cistoscopia, que é a tomografia computadorizada com contraste e citologia urinária.
Em casos de investigação negativa deve-se proceder com o exame anual de urina (EAS).
E caso a de hematúria microscópica assintomática persistente deve-se proceder reavaliação urológica a cada 4/5 anos.
A presença de coágulos também é importante e pode indicar sangramento de maior vulto.
Sinais e sintomas:
A presença de dor abdominal ou lombar, febre, calafrios, emagrecimento ou inchaço nas pernas e olhos podem acompanhar sangramento na urina e dar importantes pistas no diagnóstico.
Sintomas urinários, tais como: frequência aumentada, urgência, incontinência urinária ou dor ao urinar também são importantes e devem ser investigados.
Sangue na urina. O que pode ser?
Alguns medicamentos como a rifampicina, pyridium ou fenitoína podem tingir a urina e também simular uma hematúria.
Lembre-se, a presença de sangue na urina deve sempre ser seguida de uma avaliação médica.
Dr José Alexande é Urologista do Instituto Clinics