Reumatismo também nos jovens!

Presente na vida de milhões de brasileiros, reumatismo é um termo utilizado para agrupar mais de 120 doenças diferentes que afetam as estruturas articulares, musculares e ósseas do organismo.

Ao contrário do que muitos pensam, doenças reumáticas não acometem apenas idosos. Existe um grupo de doenças reumáticas de origem autoimune (quando o sistema imunológico ataca erroneamente o próprio corpo) extremamente debilitantes que acometem também jovens causando grande impacto em suas vidas sociais e na capacidade de trabalhar. Dentre as doenças reumáticas autoimunes mais conhecidas, destacam-se: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante e aquelas relacionadas à psoríase e à doença inflamatória do intestino.

Todas essas doenças listadas são relacionadas à formação de citocinas que causam inflamação nas articulações, músculos e outros órgãos importantes. O conhecimento cada vez mais específico dos mecanismos imunológicos envolvidos nas diferentes doenças reumáticas inflamatórias levou ao desenvolvimento de medicamentos que bloqueiam várias citocinas, células de defesa e receptores celulares responsáveis pelo dano articular, permitindo uma melhora significativa da dor e reduzindo a incapacidade funcional.

Esse avanço na biotecnologia revolucionou a reumatologia com surgimento desde o ano 2000 de novas terapias, promovendo uma nova etapa na especialidade: a era das drogas imunobiológicas!

Os fármacos imunobiológicos não são comercializados de rotina nas farmácias. São medicamentos de alto custo e, em geral, são obrigatórios para os planos de saúde. São de aplicação subcutânea ou endovenosa, com frequência variável dependendo da medicação prescrita.

O ano de promete avanços nos tratamentos para doenças autoimunes, principalmente com a evolução dos medicamentos imunobiológicos. Quem possui doença reumatologia autoimune pode criar esperança em um futuro de muitas opções terapêuticas.

Dr Fernando Majerowicz – Reumatologia

28/03/2018

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!