Quer cuidar da saúde? Durma bem !

Um bom sono faz bem à saúde – isso todos já sabem. Mas cada vez mais surgem evidências científicas de que bons hábitos de sono (quantidade e qualidade adequadas) pode, de certo modo, prevenir algumas doenças.

É o caso do AVC (Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como “derrame”): sabe-se que essa obstrução ao fluxo sanguíneo no cérebro é causada por fatores clássicos a longo prazo, como pressão alta, diabetes, sedentarismo etc., mas uma pesquisa recente da prestigiada revista americana “Neurology” mostra que alguns distúrbios do sono também aumentam as chances de levar a um AVC; ou, caso alguém já tenha desenvolvido este quadro, piora a recuperação ele.

Alguns dados:
• Os pacientes desta que tinham Apneia do Sono apresentaram 2x mais chances de ter um AVC.
• Dormir menos do que 6 horas aumentou em 15% a propensão de um quadro de derrame.
• Síndrome das Pernas Inquietas e Distúrbio comportamental do sono REM também está relacionado a quadros de alteração vascular cerebral.

Assim, como nem todos identificam que possuem estes distúrbios, deve-se ficar atento a sintomas como um sono não-reparador e roncos, por exemplo. É preciso lembrar que o AVC pode deixar sequelas muito relevantes, como dificuldades para se movimentar, falar e engolir. Por isso, é importante cuidar mais deste fator de risco que pode ser evitado.

Dr Henrique Cal
Neurologista
09/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!