Preserve a sua saúde sem preconceito.

Hoje o câncer de mama e o câncer de próstata são os tumores que mais acometem mulheres e homens, respectivamente, no Brasil e em grande parte do mundo.
Dados populacionais da última estimativa referente ao ano de 2016 publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstram que ocorreram mais de 60 mil novos casos de câncer prostático neste ano no país.
Não é à toa que após o outubro rosa, dedicando sua atenção ao câncer de mama, tenhamos agora o novembro azul, trazendo à tona as questões relacionadas ao câncer de próstata.
A iniciativa que deu origem ao novembro azul teve origem na Austrália há mais de 10 anos e chamava-se Movember, “MOVA-SE EM NOVEMBRO”.
A partir daí,  novembro foi o mês escolhido em função do dia mundial do câncer de próstata celebrado no dia 17/11. A campanha tem como símbolo um bigode bem grosso ao melhor estilo Mario Bross, representando a masculinidade e principalmente, o preconceito em relação ao exame da próstata.
No Brasil, este movimento já recebe o apoio de diversas celebridades e organizações não governamentais, mas o importante é chamar a atenção para a alta incidência deste câncer e a necessidade do diagnóstico precoce.
Somente o diálogo aberto é capaz de quebrar o preconceito e fazer com que os homens encarem o exame como algo indispensável para a sua saúde, sem ferir a sua masculinidade.
Vale ressaltar que o exame de sangue (PSA) auxilia no diagnóstico, mas não substitui o toque. No início o câncer de próstata é assintomático, mas quando o diagnóstico é realizado em fase inicial o aumento na cura e a redução nas sequelas são muito satisfatórios.
Desta forma, todos os homens a partir de 45 anos devem iniciar este rastreio e repeti-lo anualmente. Em alguns casos o histórico familiar e outros fatores de risco podem fazer com que o médico inicie estes exames mais precocemente.
Não tenha medo de preservar a sua vida.

Dr Antonio Felipe Santa Maria Coquillards Ayres

Cirurgia oncológica

30/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!