PrEP – A nova era na prevenção da AIDS.

Dra Thelma Flosi Gola

Clinica Médica e Infectologista

Recentemente, a medicina conquistou um passo revolucionário na prevenção da infecção pelo HIV: um comprimido que reduz o risco de contaminação através das relações sexuais. Com ele, a expectativa é de que casais soro discordantes (quando um é infectado e o outro não) sintam-se ainda mais seguros, com menos culpa e mais estimulados.

Esse novo método, aliado ao uso da camisinha, levará parceiros a se prevenirem da contaminação com apenas um comprimido ao dia. É a chamada PrEP ou profilaxia pré-exposição.

A nova e eficaz estratégia de prevenção, que envolve a utilização diária de um medicamento por pessoas não infectadas, é uma medida simples de ser adotada e a sua segurança já foi comprovada em ensaios clínicos. A PrEP já é amplamente utilizada nos EUA.

O medicamento utilizado pode bloquear o ciclo de multiplicação do vírus impedindo assim a sua infecção.

A PrEP é indicada para casais soro discordantes que já usam camisinha, mas querem praticar uma medida adicional de prevenção da infecção pelo HIV.

O uso da PrEP entre os casais diminui o estresse, o medo, a culpa e a ansiedade. Pode aumentar e estimular, também a libido e a intimidade sexual.

Consulte o seu médico para saber se você é um candidato ao uso da PrEP.

E lembre-se: a prevenção do HIV com o uso dos medicamentos não previne de outras DST. Portanto, a melhor prevenção ainda é o uso da camisinha.

Amar também é se prevenir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!