Porque precisamos ir ao oftalmologista anualmente?

Dr Pedro de Toledo
Oftalmologista
01/11/2016

Muitas pessoas acham que a consulta oftalmológica deve ser feita somente quando apresentamos algum problema no olho. A maioria dos pacientes somente nos procuram porque se queixam de alguma dificuldade visual ou porque começaram a sentir algum desconforto em seus olhos. Quando perguntamos quando foi a ultima consulta, não é raro escutarmos: “Dr, ja fazem uns 3 a 4 anos”.

A consulta oftalmológica deve ser feita anualmente como forma de prevenção. Da mesma forma que precisamos realizar exames regulares com outros profissionais de saúde, também é preciso fazer o seu checkup oftalmológico anualmente.

Mas porquê precisamos ir, todo o ano, no oftalmologista?

Uma das doenças mais sérias para a visão que precisamos descartar é o glaucoma. E para isso, precisamos realizar regularmente, sempre a medição da pressão do olho e o exame de fundo de olho. Somente desta maneira podemos identificar e tratar com antecedência um problema que pode levar à cegueira de forma irreversível.

O Glaucoma afeta a cada de fibras nervosas do nosso olho, reduzindo aos poucos, e sem nenhum sintoma, o nosso campo de visão periférico. A medida que ele progride, geralmente pelo aumento e descontrole da pressão do olho, a visão vai se tornando cada vez mais fechada até desaparecer completamente.

Uma outra doença, muito comum atualmente e relacionada ao envelhecimento, é a degeneração da mácula. Neste caso, o campo de visão afetado é o central e se não identificado em seus estágios iniciais, pode nem haver tratamento.

Portanto, faça uma visita ao oftalmologista! Cuide da saúde do seu olho

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!