Porque devemos nos prevenir da Febre Amarela.

Dra Thelma Flosi Gola
Infectologista
14/01/2017

Nos últimos dias houve um aumento no número de casos de febre amarela no Brasil. Até o momento, somente em 2017, 133 casos suspeitos foram notificados no interior de Minas Gerais. Dentre eles, 38 pessoas morreram no estado.
A febre amarela é uma doença causada por um vírus e considerada endêmica nas regiões rurais e de mata do Brasil. Ela é transmitida por mosquitos de espécies diferentes para macacos e, ocasionalmente, para humanos que não foram vacinados. Já em áreas urbanas não há casos registrados desde 1942.
Na Fiocruz, no Rio de Janeiro, há estudos para entender o que está causando esse aumento de casos e quais as estratégias para impedir que o vírus volte às cidades.
A doença dura de 3 a 5 dias na sua fase inicial e os sintomas são: calafrios, febre, dores de cabeça e no corpo, cansaço, perda de apetite, náuseas e vômitos. Em sua fase mais grave, provoca hemorragias e insuficiência nos rins e no fígado, podendo levar à morte.
A prevenção deve ser feita com o controle dos mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti. Os mosquitos crescem na água e proliferam-se dentro das casas e suas adjacências. Deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.
A boa notícia é que existe vacina contra a febre amarela. Ela é segura e a eficácia chega a 90%. Mas nem todos devem se vacinar, pois a vacina pode causar reações adversas e não pode ser utilizada em algumas populações específicas.
Gestantes, crianças menores de 6 meses de idade e alérgicos a ovo não devem se vacinar. A indicação da vacina para pessoas portadoras de doenças autoimunes, AIDS ou câncer devem ser avaliadas caso a caso.
O Ministério da Saúde recomenda a vacina para pessoas que vivem em áreas endêmicas ou vão viajar para essas áreas. A proteção da vacina se inicia a partir do décimo dia após a aplicação.
É importante consultar um médico para saber a indicação da vacina. A prevenção é chave do controle da febre amarela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!