Pintas ou sinais da sua pele. Muita atenção!

Dra Ericka Aguiar
Dermatologia
25/04/2017

As pintas ou sinais, também conhecidos como nevos, são aquelas manchas marrons (em tons variados e em diversos tamanhos) na pele, que podem aparecer ainda nos primeiros anos de vida (as congênitas), ou em decorrência da exposição solar.

Existem também os nevos atípicos, conhecidos como nevos displásicos, que apesar de se assemelham ao melanoma, são benignos. Porém, é necessário sempre avaliar o tipo de pinta, pois algumas podem apresentar risco de evoluir para um melanoma em algum momento da vida.
Em caso de risco de câncer ou por uma questão estética, as pintas podem ser retiradas através de um procedimento cirúrgico ou por meio de cauterização.

Já os cistos da pele, alguns conhecidos como sebáceos, são lesões geralmente móveis e indolores, de consistência endurecida ou elástica. Neste caso o tratamento indicado é a cirurgia.

Um outro tipo de cisto muito comum, caracterizado por pequenas lesões amareladas, é o milium, que se localizam com frequência na face e ao redor dos olhos e podem surgir em cicatrizes ou após o tratamento de dermo abrasão.

Geralmente benignos e causados pelo vírus HPV, as verrugas são pequenos tumores de pele, mais comuns no rosto, pé, mãos e virilha. Existem diversos tratamentos para a remoção da verruga que podem ser através da cauterização, cirurgia a laser ou uso de produtos químicos como por exemplo a aplicação do Ácido Salicílico.

Em qualquer um dos casos você deve conversar com o dermatologista para que ele possa identificar a natureza das pintas ou sinais.
Durante a consulta, além de conhecer o seu histórico e realizar uma análise através de uma inspeção, ele também vai utilizar o dermatoscópio, que é o aparelho que permite uma melhor visualização das lesões, e indicar qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

Lembrando sempre que as pintas ou sinais no corpo devem ser acompanhados pela própria pessoa e o dermatologista deve ser avisado caso perceba alguma alteração em sua forma, cor ou tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!