Peste Negra – De volta ao passado?

Em 28 de agosto de 2015, o CDC (Centers for disease control and prevention) americano publicou um comunicado reportando a ocorrência de 11 casos de Peste Negra nos EUA. Os pacientes foram identificados no período de abril a agosto e 3 foram à óbito.

Esta doença é causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis que tem seu reservatório natural em ratos selvagens e pode ser transmitida a humanos por contato direto com os roedores ou através de suas pulgas.

Na época medieval, grandes epidemias desta doença foram registradas e estima-se que um terço da população européia tenha sido dizimada pela Peste. Trata-se de uma doença com alta taxa de mortalidade (em torno de 63 a 99% quando não tratada). Hoje em dia, embora rara, se for diagnosticada precocemente, pode ser curada com antibióticos.

Desde 2001, a média de casos nos EUA era de 3 por ano. Ainda não se sabe o motivo pelo qual, neste ano, tantos casos tenham ocorrido em tão pouco tempo. Reservatórios da Peste em ambientes rurais são conhecidos em diversos países do mundo. Dentre os casos reportados desde abril nos EUA, 2 dos 11 pacientes tiveram possível contaminação no Parque Nacional de Yosemite.

A transmissão pode ocorrer por contato direto com ratos, através de suas pulgas ou pelas secreções respiratórias de pessoas ou animais domésticos doentes. Qualquer pessoa que tenha viajado a locais onde a doença é endêmica deve ficar atenta ao surgimento de febre, náuseas, dor abdominal, mal-estar, aumento de linfonodos (gânglios) e manchas pelo corpo.

A melhor forma de prevenção é evitar o contato com roedores selvagens e quando estiver em áreas rurais utilizar roupas longas e repelentes. Animais domésticos também devem ser tratados com anti-pulgas.

Referência:

Kwit, N et al. Human Plague — United States, 2015. Disponível online: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm6433a6.htm?s_cid=mm6433a6_w

Dr. João Marcello de Araujo Neto  – Clínica Médica do Instituto Clinics

01/09/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!