Os avanços nas pesquisas de substâncias para o tratamento de lesões da cartilagem articular.  

A área da ortopedia que mais evoluiu nos últimos tempos é aquela associada à engenharia biomédica que projeta implantes ortopédicos e aperfeiçoa os já existentes.

No ano de 2017, como o material dos implantes (placas, parafusos, etc.) já possui ótima resistência e resiliência, o que mais evoluiu foi o design, permitindo cirurgias com menor agressão, menores acessos, menos desvascularização óssea e maior estabilidade das montagens.

Um grande desafio da ortopedia são as doenças articulares e, nesse ano, houve avanço tanto nas cirurgias de substituição (próteses), a destacar tornozelo e ombro, como nas cirurgias de preservação. Estas últimas focam no uso de substâncias que estimulam a regeneração da cartilagem articular, destacando-se os estudos com Plasma Rico e Plaquetas (PRP) e células tronco mesenquimais.

Neste ano, um assunto em destaque foram os InternalBraces que funcionam como ligamentos sintéticos que reforçam e protegem as cirurgias de reconstrução ligamentar. Também há novidades relacionadas às técnicas cirúrgicas, com a chegada da cirurgia robótica. Esta técnica já é bastante usada em outras especialidades como a urologia e cirurgia oncológica e ganhou espaço na ortopedia, principalmente na cirurgia de joelho.

Na cirurgia de pé e tornozelo, os procedimentos minimamente invasivos vêm despertando grande interesse dos especialistas e ganhando espaço principalmente em casos específicos nos quais a cirurgia convencional pode apresentar risco aumentado de complicações.

Em 2018, certamente, haverá novos avanços nas pesquisas de substâncias para o tratamento de lesões da cartilagem articular. Na área de cirurgia do pé e tornozelo, haverá maior difusão da cirurgia minimamente invasiva no Brasil, com suas indicações específicas, e a prótese de tornozelo continuará evoluindo até alcançar resultados mais seguros e duradouros.

Infelizmente, no Brasil, muitos avanços tecnológicos na área da ortopedia demoram um pouco mais para chegar, quer seja por dificuldades impostas pelo governo, quer seja por interesse de mercado. Cabe a nós ortopedistas, estar em constante atualização para oferecer aos nossos pacientes o melhor tratamento disponível no mundo.

Dr Leandro Miranda – Ortopedista

26/02/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!