A óptica cirúrgica e a nova era.

A cirurgia de catarata durante décadas sofreu avanços significativos.

Ultimamente, a cirurgia é realizada através de micro-incisões que não necessitam de pontos e a catarata é removida por aparelhos extremamente avançados que dão uma segurança muito maior ao cirurgião.

Com a chegada do Laser de Femto-segundo e das novas lentes intra-oculares, a cirurgia tomou um outro rumo. O que antes era apenas reabilitação visual, tornou-se um processo de correção e aperfeiçoamento da visão. Ou seja, a cirurgia de catarata  sempre teve um único objetivo: a reabilitação da visão do paciente prejudicada pela opacificação do cristalino. Porém, com os novos avanços tecnológicos, hoje podemos ir além da reabilitação visual e possibilitar ao paciente a correção de todos os problemas refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Chegou a era da óptica cirúrgica.

Com o surgimento dos novos equipamentos e fórmulas para calcular o grau da lente a ser implantada após a cirurgia de catarata, a previsibilidade do resultado visual após a cirurgia se tornou muito alta beirando os seus 94-96% de acerto. Para alguns cirurgiões, dependendo da técnica utilizada e dos aparelhos disponíveis, esses valores podem ser ainda maiores.

Segurança e previsibilidade certamente são palavras mais comuns hoje nas cirurgias de catarata que há alguns anos atrás. E o que virá nos próximos anos? Estamos caminhando para um tipo de cirurgia personalizada, onde o tratamento será único para cada paciente e o resultado visual perfeitamente previsível onde o óculos será objeto de museu.

Converse com o seu Oftalmologista.

Dr Pedro de Toledo é o Oftalmologista do Instituto Clinics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!