O sono e o verão.

Acordar várias vezes durante a madrugada ou ter dificuldades para adormecer são situações comuns nas noites de verão. Nesta época, os termômetros marcam altos índices de temperatura e o clima em casa torna-se abafado e desconfortável.

Isso acontece porque quando a temperatura passa dos 27 graus, o nosso cérebro direciona o seu trabalho para a manutenção da temperatura corporal e acaba não relaxando. “O ideal é que o ambiente de repouso esteja com temperatura de 20-22 graus, condição necessária para que o corpo perca a quantidade de calor que acumulou durante o dia”.

Para driblar o desconforto durante o verão e dormir tranquilamente, confira algumas recomendações da Dra. Luciane Mello:

– Não pratique exercícios até 3 horas antes do horário habitual de dormir. O aumento da temperatura durante a atividade, além de ativar o organismo, retém calor e, consequentemente, dificulta o início do sono;

– Opte por lençóis de algodão que são mais frescos e permitem a transpiração, além de pijamas com tecidos leves;

– Conte com a ajuda de um ventilador ou ar condicionado para refrescar o ambiente. Uma bacia de água no ambiente, no caso do ar condicionado, é bastante recomendado para diminuir o ressecamento causado por esse artifício;

– Mantenha o corpo bem hidratado durante o dia inteiro;

– Para refrescar e relaxar, tome um banho bem fresco antes de dormir.

 

Dra. Luciane Mello –Medicina do Sono e Otorrinolaringologia do Instituto Clinics

24/10/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!