O que é osteoporose?

A doença do osso caracterizada pela diminuição da sua densidade, ou seja, o osso torna-se mais fino e poroso e, assim, mais susceptível a fraturas após algum trauma ou, até mesmo, espontaneamente.

Quais são os sintomas da osteoporose?
Ela é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça uma fratura óssea. Com isto, o ideal é realizar exames preventivos para diagnosticar a osteoporose antes que ocorram fraturas. Dor nas costas e diminuição da estatura podem ser sinais de uma fratura vertebral silenciosa. Os locais mais atingidos pela osteoporose são a coluna vertebral, o quadril e o punho.

Como diagnosticar a osteoporose?

A Densitometria Óssea é o exame indicado para o diagnóstico da osteoporose e deve ser realizado em todas as mulheres a partir de 65 anos e em todos os homens com 70 anos ou mais. Algumas pessoas têm maior risco de desenvolver osteoporose, como, por exemplo, mulheres, pessoas magras, fumantes, quem apresentou menopausa antes dos 40 anos, aqueles com histórico de osteoporose na família ou que usam (ou utilizaram) medicações do tipo corticoides.

Como tratar a osteoporose?
É mais eficaz prevenir a osteoporose do que tratá-la. O risco de desenvolver a osteoporose pode ser reduzido através de medidas como alimentação rica em cálcio (especialmente presente nos laticínios e, em menor quantidade, nas verduras escuras, no gergelim, no feijão branco e no tofu), prática de atividade física e aporte adequado (alimentar ou suplementar) de Vitamina D.
Entretanto, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai apresentar osteoporose ao longo da vida, uma vez que a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas a boa notícia é que existem tratamentos medicamentosos eficazes, caso você já tenha a doença. Se a sua densitometria realizada durante o check-up apresentar osteoporose, a equipe de endocrinologia proporcionará tratamento para a doença, prevenindo assim o risco de fraturas.

Dra. Nathalie Anne Moraes – Endocrinologista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!