Mitos e Verdades sobre “Joanete”

Antes de falarmos sobre os mitos que envolvem a doença e seu tratamento, devemos entender o que ela é.

O joanete, tecnicamente conhecido como hálux valgo , é uma deformidade determinada por uma alteração no eixo dos ossos da parte da frente do pé, onde culmina com o desvio do dedão (hálux) e uma proeminência óssea na parte interna do pé, o que pode causar dor e dificuldade para usar calçados fechados.

Então vamos lá:

Sapato de bico fino faz crescer o joanete?

Existem diversos fatores que influenciam no aparecimento e progressão do joanete, como a genética, o formato da articulação, o tipo de pisada e o tipo de calçado. Portanto, o calçado de ponta fina tende a empurrar o dedão para o lado sim.

Esta afirmação explica um incidência maior em mulheres do que em homens. Outra curiosidade ligada a este fato é uma baixa incidência de joanete na população indígena que, em geral, não usam calçados fechados.

Os espaçadores de silicone corrigem o joanete?

Não. Os espaçadores de silicone, bem como outros tipos de próteses existentes no mercado. O tratamento do hálux valgo (joanete) não tem como objetivo uma retificação da deformidade e sim uma tentativa de frear sua progressão e melhorar a dor e o desconforto. Porem, não há evidências que comprovem a sua eficácia.

Preciso Ficar 2 meses sem pisar Apos uma Cirurgia?

Não. Existem diversas técnicas cirúrgicas diferentes para correção do hálux valgo, podendo haver pequenas diferenças nos cuidados pós-operatórios entre elas. Porém, praticamente todas as técnicas utilizadas hoje em dia permitem que o paciente já saia do hospital andando com um calçado especial.

O pós-operatório é muito doloroso?

A dor, quando presente, costuma variar de leve a moderada e é facilmente controlada com medicamentos analgésicos.

Existe uma grande apreensão, por parte dos pacientes, quanto à dor relacionada à cirurgia de joanete. Os sintomas irão variar de paciente para paciente e com a técnica cirúrgica usada. Os avanços da medicina atual permitem uma cirurgia menos agressiva e um pós-operatório bem mais confortável.

O joanete pode voltar?

Nos dias atuais com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas mais eficazes e o avanço do instrumental utilizado, uma cirurgia bem indicada e realizada por um especialista gabaritado minimiza a chance de recorrência, não havendo motivo para se preocupar.

A chance de reaparecimento do joanete após o tratamento cirúrgico vai variar conforme alguns fatores como: grau de deformidade:

1 – Faixa Etária: Pacientes que apresentam deformidade desde a adolescência têm maior risco.

2 – Gênero: Homens têm risco aumentado.

3 – Tipo de pisada:

Tem alguma dúvida?

Agende uma consulta no Instituto Clinics e faça uma avaliação completa.

Dr. Leandro Miranda
Cirurgia de pé e tornozelo
2016/02/09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!