Antes de falarmos sobre os mitos que envolvem a doença e seu tratamento, devemos entender o que ela é.
O joanete, tecnicamente conhecido como hálux valgo , é uma deformidade determinada por uma alteração no eixo dos ossos da parte da frente do pé, onde culmina com o desvio do dedão (hálux) e uma proeminência óssea na parte interna do pé, o que pode causar dor e dificuldade para usar calçados fechados.
Então vamos lá:
Sapato de bico fino faz crescer o joanete?
Existem diversos fatores que influenciam no aparecimento e progressão do joanete, como a genética, o formato da articulação, o tipo de pisada e o tipo de calçado. Portanto, o calçado de ponta fina tende a empurrar o dedão para o lado sim.
Esta afirmação explica um incidência maior em mulheres do que em homens. Outra curiosidade ligada a este fato é uma baixa incidência de joanete na população indígena que, em geral, não usam calçados fechados.
Os espaçadores de silicone corrigem o joanete?
Não. Os espaçadores de silicone, bem como outros tipos de próteses existentes no mercado. O tratamento do hálux valgo (joanete) não tem como objetivo uma retificação da deformidade e sim uma tentativa de frear sua progressão e melhorar a dor e o desconforto. Porem, não há evidências que comprovem a sua eficácia.
Preciso Ficar 2 meses sem pisar Apos uma Cirurgia?
Não. Existem diversas técnicas cirúrgicas diferentes para correção do hálux valgo, podendo haver pequenas diferenças nos cuidados pós-operatórios entre elas. Porém, praticamente todas as técnicas utilizadas hoje em dia permitem que o paciente já saia do hospital andando com um calçado especial.
O pós-operatório é muito doloroso?
A dor, quando presente, costuma variar de leve a moderada e é facilmente controlada com medicamentos analgésicos.
Existe uma grande apreensão, por parte dos pacientes, quanto à dor relacionada à cirurgia de joanete. Os sintomas irão variar de paciente para paciente e com a técnica cirúrgica usada. Os avanços da medicina atual permitem uma cirurgia menos agressiva e um pós-operatório bem mais confortável.
O joanete pode voltar?
Nos dias atuais com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas mais eficazes e o avanço do instrumental utilizado, uma cirurgia bem indicada e realizada por um especialista gabaritado minimiza a chance de recorrência, não havendo motivo para se preocupar.
A chance de reaparecimento do joanete após o tratamento cirúrgico vai variar conforme alguns fatores como: grau de deformidade:
1 – Faixa Etária: Pacientes que apresentam deformidade desde a adolescência têm maior risco.
2 – Gênero: Homens têm risco aumentado.
3 – Tipo de pisada:
Tem alguma dúvida?
Agende uma consulta no Instituto Clinics e faça uma avaliação completa.
Dr. Leandro Miranda
Cirurgia de pé e tornozelo
2016/02/09