Sempre questionei o fato da pesquisa da hipertensão arterial, uma das doenças mais prevalentes e perigosas da atualidade, ser baseada em medidas aleatórias da pressão arterial durante consultas médicas. Não é difícil imaginar que essas aferições no consultório, ambiente que pode trazer sensações desde a absoluta tranquilidade até o mais profundo nervosismo, pode não refletir o comportamento cotidiano da pressão arterial de um indivíduo. Analogamente, é como se tirássemos fotos de uma ou duas manhãs ensolaradas e pudéssemos concluir que o mês inteiro teria tempo firme
Nesse sentido, um exame capaz de fazer várias medidas de pressão arterial, ao longo do dia e da noite, é mais fidedigno para o diagnóstico da hipertensão arterial e, portanto, mais eficiente nas orientações das medidas terapêuticas adequadas a cada paciente.
O MAPA (medida ambulatorial da pressão arterial) é exatamente essa ferramenta, capaz de aferir a pressão arterial em intervalos regulares e pré-definidos ao longo de 24h, bem como fazer cálculos de parâmetros que ajudam o médico na avaliação dessa importante enfermidade.
Abaixo, respondo duas questões, que aparecem com muita frequência em minha prática clínica e que exemplificam a importância do exame em questão :
1-Dr. Já tenho conhecimento que tenho a pressão alta, mesmo assim devo realizar o MAPA?
Em muitos casos, a hipertensão pode acontecer somente no consultório médico, em virtude da tensão que uma consulta pode causar. Esse fenômeno, chamado de hipertensão do jaleco branco, é mais comum do que se imagina, e pode fazer com que pacientes tomem medicamentos sem necessidade. Portanto, o MAPA, ao analisar o comportamento da pressão arterial durante um dia inteiro, no cotidiano de uma pessoa, pode ajudar a evitar esse equívoco.
Além disso, mesmo nos pacientes verdadeiramente hipertensos, os MAPAS têm importantes funções como saber se o tratamento para a pressão alta está adequado, ajudar a regular as melhores doses e horários dos remédios e monitorizar possíveis episódios de pressão baixa durante o tratamento.
2 – Dr. minha pressão é normal no consultório médico, devo realizar o exame?
Em alguns casos sim. Muitos pacientes, em especial os tabagistas ou submetidos a altas cargas de stress emocional no dia a dia, podem apresentar pressão normal na frente de um médico e hipertensão quando realizam um MAPA, o que é chamado de hipertensão mascarada. Esses indivíduos, após uma avalição clínica e laboratorial inicial, podem se beneficiar do exame.
Desse modo, não há dúvidas que o MAPA vem ganhando força como ferramenta no acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial. Além de indicações mais amplas, o exame está se tornando mais disponível e barato.
Dr Guili Pech é Cardiologista do Instituto Clinics
22/10/2017