Mais um passo na prevenção do Herpes Zoster

No início deste ano, divulgamos em nosso site a aprovação da vacina Zostavax® pelo FDA (US Food and Drug Administration) para prevenção de herpes zoster em adultos acima de 50 anos.

Agora, a edição de setembro da revista com maior impacto científico no mundo, The New England Journal of Medicine, trouxe dados sobre uma nova vacina contra o herpes zoster. Diferente da Zostavax® que é feita com vírus atenuados, esta nova vacina (HZ/su) é feita com vírus inativos.

No estudo publicado, o desempenho desta nova vacina foi impressionante. Foram avaliados 13.900 voluntários acima de 70 anos. Metade foi submetida a vacina e a outra metade fez uso de um placebo (soro fisiológico). Durante o período de observação da pesquisa (3,7 anos), foram identificados apenas 23 casos de herpes zoster nas pessoas que fizeram uso da vacina. Em contrapartida, naqueles que receberam placebo, foram identificados 223 casos da doença. Isto significa que a eficácia da vacina foi de 89%. O perfil de segurança da vacina também foi muito bom.

Este estudo complementou dados anteriores que exibiam um excelente desempenho desta vacina com vírus inativos em pessoas com 50 a 70 anos de idade. Trata-se de mais um importante avanço científico e, nos próximos anos, é possível que esta vacina já esteja disponível comercialmente no mundo inteiro.

Referência:
Cunningham AL, Lal H, Kovac M, et al. Efficacy of the Herpes Zoster Subunit Vaccine in Adults 70 Years of Age or Older. N Engl J Med 2016; 375:1019.

 

Dr João Marcello
Clínica Médica e Hepatologia
22/10/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!