Maior esperança para pacientes com câncer de estômago e junção esôfago-gástrica.

No estudo apresentado em junho desse ano durante o encontro anual da sociedade americana de oncologia (ASCO), considerado como o maior congresso de oncologia do mundo, mostrou os resultados de uma nova combinação de quimioterapia, conhecida como FLOT, para pacientes com tumores de estômago e junção esofagogástrica (JEG). O esquema consistiu na infusão de quatro quimioterápicos (docetaxel, oxaliplatina, 5-fluorouracil e leucovorin) por quatro aplicações antes e após a realização da cirurgia de retirada do estômago e/ou esôfago (gastrectomia e/ou esôfago-gastrectomia).

O trabalho foi desenvolvido na Alemanha, com a participação de 716 pacientes em 38 centros especializados, e comparou o esquema FLOT com o esquema considerado atualmente como o padrão de tratamento, o ECF. Os pacientes foram acompanhados por um período de 43 meses. O esquema ECF consiste na aplicação de três ciclos de quimioterapia com as drogas epirrubicina, 5-fluorouracil e leucovorin, antes e após a cirurgia e vem sendo utilizado mundialmente desde o ano de 2006 quando de sua publicação no prestigioso The New England Journal of Medicine.

A nova estratégia mostrou-se mais eficaz e os resultados dessa comparação foram bastante animadores. Os pacientes que receberam o FLOT apresentaram maiores taxas de redução do tumor e viveram em média 15 meses a mais que aqueles que receberam o ECF, com redução do risco de morte pela doença estimado em 33%. Além disso, mais pacientes conseguiram terminar todo o tratamento com o esquema FLOT quando comparado ao ECF, e as complicações cirúrgicas não diferiram entre os dois grupos de tratamento. Os efeitos adversos mais graves observados no grupo FLOT foram a queda da imunidade, infecções e diarreia.

Os pesquisadores concluíram que com essa estratégia estabelece um novo padrão de tratamento para os pacientes portadores de câncer potencialmente curável de estômago e de JEG.

Dr Flavio Sabino é Cirurgião Oncológico de Estômago e Esôfago do Instituto Clinics.
05/07/2017

2 Comentários em Maior esperança para pacientes com câncer de estômago e junção esôfago-gástrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!