Insuficiência Renal: o Nefrologista e o Urologista

Dr José Alexandre Pedrosa
Urologista 
26/09/2016

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a área de atuação das especialidades médicas Nefrologia e Urologia.

O Urologista é o cirurgião especializado em procedimentos nos rins e nas vias urinárias (responsáveis por drenar e armazenar a urina desde o rim até eliminação do corpo).

O Nefrologista é o clínico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que afetam os rins.

Quando o assunto são os rins, as duas especialidades precisam trabalhar em conjunto, pois têm enfoques diferentes e complementares.

A insuficiência renal é uma condição que se caracteriza pela falência dos rins. Este órgão é responsável por “filtrar” o sangue e eliminar a urina com as substâncias que o corpo não necessita. Além disso, possui outras funções como a produção de hormônios que controlam dentre outras coisas, o metabolismo dos ossos.

Muitas doenças podem levar à falência dos rins. Nestes casos, o nefrologista além de diagnosticar o processo que causou dano ao órgão também propõe estratégias de tratamento. Em caso de uma doença terminal dos rins, as terapias de substituição renal (diálise) podem ser requeridas até que se possa fazer um transplante.

O Urologista terá atuação em doenças dos rins causadas por obstrução nas vias que drenam a urina, como por exemplo em casos de cálculos (“pedras nos rins”) ou as doenças da próstata. Nos transplantes, o Urologista é o cirurgião responsável por retirar o órgão do doador e implantar no receptor.

Embora bastante confundidas no cotidiano, estas especialidades têm enfoques diferentes e trabalham em conjunto para garantir a saúde dos rins!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!