Alerta para o crescimento do HPV no Brasil.

Dados recentes mostram que mais da metade da população brasileira está infectada pelo papilomavírus humano, o famoso HPV. Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência estimada do vírus foi de 54,6% na população. E pior: 38,4 % apresentam tipos de HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível (DST) mais comum. O vírus se instala na pele e nas mucosas podendo infectar homens e mulheres.  A infecção pode ser adquirida por sexo vaginal, oral ou anal sem proteção. Também pode ocorrer a transmissão vertical, ou seja, a mãe passa para o bebê no parto ou pela amamentação.

Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas aparentes e é eliminado pelo organismo espontaneamente. Entretanto, alguns tipos de HPV podem provocar doenças como verrugas genitais, cânceres de colo do útero, da vagina, de vulva, do ânus e pênis. Além disso, também podem provocar tumores na parte interna da boca e na garganta.

Por isso, é muito importante se prevenir fazendo uso de preservativos, durante as relações sexuais ou imunização.

A vacina contra a doença está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Só que de acordo com os dados divulgados mostraram que, entre 2014 e 2017, 75% das meninas com idades entre 9 a 15 anos tomaram a primeira dose da vacina, mas apenas 47% tomou a segunda dose.
Em clínicas particulares a vacina também pode ser administrada em maiores de 14 anos.

Não faça parte dessa estatística. A prevenção é sempre o melhor caminho,

Previna-se!

Dra Thelma Flosi Gola é Infectologista do Instituto Clinics

01/12/2017

Uma comentário para

  • Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!