Hiperplasia endometrial. A proliferação anormal do endométrio.

A   hiperplasia   endometrial   é   definida   como uma   proliferação   anormal do endométrio.

Ela pode aparecer num exame de ultrassom transvaginal como um espessamento endometrial,  ou ser visualizada através do exame de vídeo histeroscopia. Mas sempre requer uma investigação mais detalhada.

O endométrio é a camada mais interna do útero , o responsável pela menstruação.

A importância do estudo da hiperplasia de endométrio, se dá porque dependendo do seu tipo, ela pode ser um precursor do câncer de endométrio.

Atualmente, a classificação das hiperplasias de endométrio pela  da OMS de 2014 é a   mais   utilizada, e classifica as    hiperplasias em :   sem   atipias,   ou com  atipias,  e a  neoplasia  intraepitelial endometrióide (NIE).

O risco da hiperplasia progredir para carcinoma de endométrio está relacionado à presença e à gravidade da atipia citológica, como também à complexidade e à estratificação da arquitetura da célula.

Segundo dados da literatura, a hiperplasia de endométrio é mais comum em mulheres entre 50 e 54 anos e raramente abaixo dos 30 anos.

As hiperplasias de endométrio tem como principais fatores de risco: mulheres com mais   de   35   anos,  brancas,   nuligestas,   menopausa   tardia ,   menarca   precoce, obesidade, tabagismo, antecedente com terapia de reposição hormonal com estrogênios sem progesterona e antecedentes familiares com câncer de ovário,

No tratamento das hiperplasias endometriais é importante se levar em conta o tipo histológico e a historia clinica da paciente. Esse tratamento pode em alguns casos ser feito com medicação a base de progesterona ou até a retirada do útero dependendo do caso.

Sempre é bom manter a saúde em dia e  a consulta regular com o ginecologista.

Dra Adriana Mattos – Ginecologista e Cirurgia Videolaparoscópica

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!