Foco na saúde das mulheres e doenças renais!

O tema do Dia Mundial do Rim deste ano – rins e saúde das mulheres – destaca uma área importante, mas muitas vezes negligenciada da nefrologia:  a doença renal crônica (DRC).

Ainda menos atenção é dada as diferenças de sexo no que diz respeito as doenças renais, apesar da evidência de diferenças na função renal e na epidemiologia, diagnóstico, mecanismos, história natural e resultados da DRC entre homens e mulheres.

Estudos epidemiológicos sugerem que a DRC pré-diálise é mais prevalente nas mulheres do que nos homens, e as mulheres são mais propensas do que os homens a serem doadores de rim.

Os fatores que contribuem para essas disparidades são complexos e provavelmente envolvem diferenças biológicas que afetam a taxa de progressão da doença renal e os critérios de transplante (como a presença de anticorpos pré-formados), bem como influências socioculturais que afetam o acesso aos cuidados.

Uma maior compreensão dos mecanismos biológicos que levam as diferenças na prevalência e progressão da DRC entre os sexos ajudará potencialmente a identificação de novos alvos de tratamento, enquanto que a consciência de influências socioculturais pode abrir caminhos a serem abordados por clínicos e por políticas de saúde.

É evidente a necessidade de novas pesquisas sobre a saúde renal das mulheres e a inclusão de um maior número de mulheres em testes clínicos, bem como uma maior conscientização e educação em relação às disparidades sexuais na saúde renal e também em questões específicas da saúde renal na gravidez.

Mulheres, cuidem da sua saúde!

Conheça o ERA nefrologia Estudo Renal Avançado

Dra. Tamara Cunha – Nefrologista

08/03/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!