Fiz uma cirurgia plástica. A partir de quando posso pegar sol?

Essa é uma das perguntas que mais recebo antes e depois de operar.
Claro, o Rio de Janeiro além de ser uma cidade referência em cirurgia plástica também tem Sol o ano inteiro.
Quando a pele sofre um trauma, como o corte cirúrgico, inicia-se um longo processo de cicatrização. É sabido que o Sol altera muitas características da pele por causa da irradiação, e esta atrapalha muito, o processo de cicatrização.

Além de comprometer o reparo tecidual, o Sol pode manchar a pele quando em contato com o sangue remanescente da cirurgia.

Por isso, cicatrizes expostas ao Sol podem ficar mais aparentes, avermelhadas e adelgaçadas.

“Mas qual é o prazo seguro para tomar Sol após uma cirurgia?”

Uma cicatriz demora de 12 a 18 meses para a sua total resolução, e mesmo assim, não se deve abandonar os cuidados de uma cicatriz após a retirada dos pontos (o que geralmente ocorre 1 a 2 semanas após a cirurgia), muito menos achar que o seu resultado ocorrerá nos primeiros meses. De uma forma geral, após 20 a 30 dias de pós-operatório, dependendo da extensão da cirurgia, já é possível tomar um pouco de Sol junto às atividades diárias.

Em implantes mamários, o Sol pode ser tolerado após 20 dias, já na mamoplastia redutora ou na abdominoplastia com lipoaspiração é requerido pelo menos 30 dias.

Em regra geral, 30 dias parece ser um tempo seguro para iniciar uma exposição solar de leve intensidade, sempre com o protetor.

Vale ressaltar que neste período a cicatriz ainda está em formação e independente do momento do pós-operatório, a fotoproteção é extremamente importante não só para uma cicatriz bonita, como também para prevenir envelhecimento e tumores de pele.

“Operei e peguei Sol, vou ter que operar de novo?”

Com certeza não, existem produtos que tentam reverter esse processo. Todavia, a lógica em relação ao Sol em pós-operatório não deve ser de corrigir um problema, mas preveni-lo.

Aproveitem o verão!

Dr Rafael Motta
Cirurgião Plástico
21/12/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!