Fissura anal. Quais são os sintomas?

A fissura anal é uma das doenças mais frequentes da prática clínica da proctologia. A combinação de dor e sangramento são os principais fatores para o paciente pedir ajuda médica.

A fissura anal é uma solução de continuidade, um “corte”  longitudinal no canal anal, entre a linha pectínea e a junção muco cutânea. Acomete indivíduos adultos jovens, sem predileção pelo sexo. Localizam-se na linha média posterior em quase 90% dos casos e na linha médica anterior em aproximadamente 10%, com predileção pelo sexo feminino nessa localização. Em torno de 3% das fissuras podem ser concomitantes na linha médica anterior e posterior e em 1% dos casos podem estar fora da linha média.

As fissuras chamadas atípicas; são as múltiplas, localizadas fora da linha média, indolores ou pouco dolorosas, devem receber uma atenção especial; pois podem se tratar de fissuras de etiologia específica como sífilis, doença de crohn, tuberculose, dentre outras. Nesses casos, faz-se necessário a realização de diversos outros exames para exclusão ou confirmação diagnóstica.

ASPECTOS CLÍNICOS: O QUE EU POSSO SENTIR?

O principal sintoma é a dor; os pacientes apresentam-se do com dor aguda na região anal, lancinante, tipo “cortante”, durante as evacuações ou logo após, podendo durar algumas horas. Devido a dor, os pacientes passam a temer novas evacuações, bloqueando o reflexo evacuatório, o que acaba por levar ao endurecimento e ressecamento das fezes, consequentemente agravando os sintomas nas próximas evacuações; gerando um ciclo vicioso e levando por muitas vezes a cronificação da fissura.

Outro sintoma muito comum é o sangramento, que ocorre em 74 a 86% dos pacientes. Caracteriza-se por ser vermelho vivo, em pequena quantidade, ocorrendo durante o esforço ou evacuação; pode ser observado no papel higiênico ou em meio as fezes.

Dr José Antonio Dias da Cunha e Silva – Coloproctologista

25/06/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!