Exame de sangue é capaz de detectar e localizar oito tipos de câncer

Um dos maiores desafios da Oncologia atual é o diagnóstico precoce da doença. Para muitos tumores ainda não existem exames de rastreamento eficazes capazes de detectar o câncer em um estágio inicial, no qual as possibilidades de tratamento curativo são maiores. Esse cenário pode estar com os dias contados. Foi apresentado na conceituada revista científica Science um estudo que pode revolucionar o diagnóstico do câncer da forma que conhecemos. Os pesquisadores desenvolveram um teste sanguíneo, ao qual nomearam CancerSEEK, que foi utilizado para detectar oito tipos comuns de câncer. Esse teste detecta a presença de proteínas específicas, chamados biomarcadores, e de alterações genéticas (mutações) presentes no DNA tumoral circulante.

O teste foi aplicado a 1005 pacientes sabidamente portadores de câncer não metastático de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, intestino, pulmão e mama. Nenhum desses pacientes recebeu tratamento específico para sua doença antes da coleta do exame. Além disso, o teste também foi aplicado a um grupo controle de 812 indivíduos saudáveis. Os resultados foram bastante animadores. A sensibilidade média do CancerSEEK entre os oito tipos de câncer foi de 70%, variando de 98% para o câncer de ovário a 33% para o câncer de mama. Nessa faixa de sensibilidade, a especificidade foi superior a 99%, ou seja apenas 7 dos 812 indivíduos saudáveis tiveram testes positivos.

O custo estimado do teste é de 500 dólares e os autores enfatizaram que ele não irá substituir os outros exames já utilizados para o rastreamento dos oito tumores avaliados no estudo, mas pretende atuar de forma complementar a eles. De qualquer forma, a comprovação da eficácia e a validação da utilidade clínica do CancerSEEK só poderá ser feita por meio de novos estudos prospectivos, incluindo outros tipos prevalentes de câncer e envolvendo um grande grupo populacional.

Dr Flavio Sabino – Cirurgião Oncológico Esôfago e Estômago

06/02/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!