Está sentido náuseas, vômitos, inchaço nos pés e fraqueza? Seus rins podem estar precisando de atenção!

A Doença Renal Crônica é a condição na qual os rins perdem a capacidade de remover o excesso de água e toxinas do sangue. Esta alteração ocorre muito lentamente, com o paciente permanecendo assintomático e produzindo quantidades normais de urina, até chegar às fases finais da doença.

Portanto, é de suma importância realizar o Check-up Renal regularmente, possibilitando assim o diagnóstico precoce.

Nas fases mais avançadas da doença, o paciente passa a apresentar sintomas, como edema (inchaço) nos pés, tornozelos ou pernas, diminuição do apetite, náuseas, vômitos, soluços, fraqueza, sonolência e confusão mental. Outras complicações frequentemente encontradas nessa fase são hipertensão arterial, anemia, aumento de alguns eletrólitos sanguíneos (entre eles o potássio) e doenças ósseas.

Quando ocorre a perda quase total da função renal, denominamos de Doença Renal Crônica Terminal e, neste caso, o paciente necessita substituir a função dos rins através da Diálise ou do Transplante Renal.

Os dois principais fatores de risco para Doença Renal Crônica são a Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus. Porém, existem diversos outros, como idade avançada, uso crônico de anti-inflamatórios para tratamento de dor, Glomerulonefrites, Síndromes Nefróticas, Doença renal policística, história familiar de doença renal, algumas doenças virais (como hepatites B e C e HIV), doenças autoimunes (como Lúpus Eritematoso Sistêmico) e insuficiência cardíaca.

Mister se faz comentar que o número de pessoas com Doença Renal Crônica está aumentando assustadoramente em todo o mundo e é um grande problema de saúde pública, já que a sua presença aumenta em muito o risco de morte por doenças cardiovasculares.

É importante ressaltar que a identificação dos grupos de risco para desenvolver a lesão renal, assim como o diagnóstico imediato da doença e o encaminhamento precoce para acompanhamento com o Nefrologista, são fundamentais para que se possa implementar medidas que retardem ou até mesmo evitem a progressão para a Doença Renal Crônica.

Dra Paula Costa
Nefrologia
07/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!