Entenda a importância do novembro AZUL

Em linhas gerais, os homens são conhecidos pela sua pouca afeição às práticas preventivas, fazendo do machismo uma espécie de escudo que impede que eles tenham o cuidado necessário para manter a sua saúde em dia. Sendo assim, você não pode deixar de entender a importância do Novembro Azul e como ele surgiu!

Essa campanha ganhou espaço no mundo todo e vem sensibilizando muita gente sobre um tema extremamente relevante, mas que era pouco discutido na sociedade em geral, principalmente fora dos círculos médicos. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.

O QUE É O NOVEMBRO AZUL?

Como você já deve ter ouvido falar, o Novembro Azul é o nome dado para uma campanha muito especial, voltada especialmente para a promoção da saúde do público masculino, e que ocorre em todo o planeta. Trata-se de um movimento internacional, que busca conscientizar a população a respeito do câncer de próstata.

No Brasil, o projeto chegou em 2008, em uma parceria da Sociedade Brasileira de Urologia com o Instituto Lado a Lado pela Vida. Entre as ações, vale destacar a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de estratégias que levem informações sobre a importância dos exames e do diagnóstico precoce.

COMO SURGIU A CAMPANHA?

O Novembro Azul começou no ano de 2003, na Austrália. Um grupo de amigos teve a ideia de, juntos, deixarem seus bigodes crescerem, como uma forma de chamar a atenção para a saúde masculina. Com o tempo, o movimento foi crescendo e conquistando cada vez mais adeptos, até se tornar mundial.

Atualmente, o Novembro Azul é realizado em mais de 20 países e, durante esse mês, os homens são encorajados a realizarem os exames de prevenção do câncer de próstata e até mesmo as mulheres podem participar da campanha, ao vestir a tonalidade azul em suas roupas, visto que essa é a cor escolhida para representar a ação.

UM POUCO MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O tumor de próstata é um dos tipos de câncer mais comuns em todo o planeta e merece uma atenção especial da comunidade médica em termos de prevenção. Um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e, por isso mesmo, é preciso desmistificar o medo que os homens têm em relação ao toque.

Esse exame, que se faz por meio da palpação da próstata através do reto, é alvo de muito medo e até de piadas entre os homens, que costumam brincar fazendo algumas alusões ao sexo anal. Infelizmente, por conta desse estereótipo, muitas pessoas podem colocar a sua sobrevivência em risco, descobrindo a doença somente em seu estágio mais grave.

Por outro lado, essa realidade vem mudando e já há uma procura muito maior pelo urologista, que é fundamental em qualquer idade, e ainda mais para quem já passou dos 45 anos ou vem sentindo algum sintoma como alterações no fluxo urinário, dor na região ou presença de sangramentos na urina.

Como você pode ver, o Novembro Azul vem tendo um papel importante na prevenção do câncer de próstata, vencendo preconceitos bobos que, em outros tempos, colocavam a saúde dos homens em risco.

Dr José Alexandre Pedrosa – Urologista

www.drjappedrosa.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!