É possível que a vitamina D ajude na prevenção de infecções respiratórias agudas?

Uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, o British Medical Journal, acaba de publicar um artigo de revisão realizado na Universidade de Queen Mary, em Londres, a respeito do efeito protetor da vitamina D sobre infecções respiratórias.

Este estudo avaliou 25 publicações que incluíram mais de 11 mil participantes, abrangendo idades variadas, desde crianças a idosos.

A compilação destes dados sugere que a suplementação de vitamina D pode reduzir a ocorrência de resfriados, gripes e bronquites agudas.

Parece que o efeito protetor da vitamina D foi maior naquelas pessoas que tinham níveis de vitamina D baixos (< 25nmol/L) antes da reposição.

Estes achados não são suficientes para que se implante uma política de suplementação populacional desta vitamina. No entanto, levam a crer que outros estudos com maior robustez científica são necessários nesta área do conhecimento.

Apesar de frequentemente vermos profissionais oferecendo efeitos milagrosos da vitamina D no organismo humano, é preciso muita cautela com o uso desta medicação. Não há evidências de que doses acima do considerado habitual podem ser benéficas e, além disto, doses altas podem ser tóxicas.

Se você tem infecções respiratórias de repetição, procure um clínico ou otorrinolaringologista.

Dr Aluan Ungierowicz
Otorrinolaringologia

http://www.aluan.com.br/

10/04/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!