É normal a mulher perder urina com o avançar de idade?

Dra Ana Carolina Abi-Ramia
Ginecologia e Obstetrícia
20/04/2017

A Incontinência urinária é definida por qualquer perda involuntária de urina (exceto em crianças) e vem sendo um problema de saúde crescente com o envelhecimento da população, apresentando importante impacto psicológico, sexual e financeiro.

As mulheres são mais acometidas que os homens e muitas deixam de sair de casa pelo constrangimento das frequentes perdas. Muitos casamentos são prejudicados, empregos ficam comprometidos e as taxas de depressão e ansiedade são altíssimas quando comparadas às da população sem incontinência.

Ela acomete cerca de 12-42% das mulheres jovens, mas tende a aumentar sua prevalência com a idade, atingindo até 55% das mulheres pós-menopausa. Hoje em dia estima-se que aproximadamente 10 % das consultas ginecológicas no Brasil são devido aos problemas relacionados a perda de urina, no entanto, esse número encontra-se muito abaixo da realidade, seja por vergonha, seja porque grande parte das mulheres envolvidas consideram um problema “normal” do envelhecimento e acabam não procurando atendimento especializado.

Existem diversas doenças que podem levar a Incontinência Urinária, variando desde uma simples infecção urinária, diabetes e doenças neurológicas entre outras, porém a maioria dos casos ainda tem causa desconhecida.

Algumas orientações gerais podem melhorar a qualidade de vida dessas mulheres como: controle da ingesta de líquidos, redução no consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, tratamento da constipação intestinal e redução de peso. O tratamento adequado para esse quadro vai depender da doença de base e de uma avaliação minuciosa do especialista que pode envolver fisioterapia, medicações ou em alguns casos a cirurgia.

Então, retornando a pergunta inicial: “é normal a mulher perder urina com o avançar de idade?”, a reposta é NÃO. Apesar do risco aumentado, o problema tem tratamento e dessa forma é possível envelhecer com saúde e sem perder a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!