Doutor, isso pode ser Alzheimer?

Dr Ivan Abdalla
Geriatria 
21/09/2016

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência, responsável por até cerca de 2/3 dos casos. Contudo, diversas outras doenças podem estar envolvidas, incluindo a demência vascular, a doença de Parkinson, a demência por corpúsculos de Lewy, dentre outras.
Todas elas possuem em comum o comprometimento simultâneo e progressivo de diferentes funções cognitivas do cérebro, tais como a memória, a linguagem, o raciocínio, a capacidade de planejamento e de julgamento, a atenção, dentre outras.

Nem todo esquecimento é considerado patológico, visto que ocorre um declínio natural da memória durante o processo de envelhecimento, mesmo entre os idosos saudáveis. Entretanto, existem alguns “sinais de alarme” aos quais devemos estar atentos, como esquecimento de senhas de banco e nome de pessoas próximas, dificuldade para gerenciar a vida financeira e realizar tarefas da casa, perda frequente de objetos, dificuldade de reter informações novas (como lembrar de lista de compras do mercado e de eventos recentes), repetições frequentes, confundir caminhos conhecidos e perder-se na rua, além de mudanças no comportamento, como apatia, agitação, desinibição e até delírios e alucinações.

O diagnostico precoce é importante, pois existem causas que podem ser reversíveis se abordadas na fase inicial e, mesmo entre aquelas irreversíveis, o tratamento medicamentoso pode ajudar no controle dos sintomas.

Além disso, a orientação correta aos pacientes e familiares, o trabalho multidisciplinar e apoio aos cuidadores ajuda na melhoria de qualidade de vida e prevenção de eventos críticos. 

Por ser a demência mais comum em idosos e possuir aspectos neurológicos e comportamentais, tanto geriatras, neurologistas e psiquiatras são profissionais habilitados para o diagnostico e tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!