Doutor, eu tenho um aneurisma de aorta. Ele pode romper a qualquer momento?

O aneurisma de aorta geralmente é silencioso, provocando algum sintoma somente quando apresentam alguma complicação (crescimento, trombose ou ruptura). Sendo assim, eles podem romper sem dar nenhum aviso.

Os principais fatores de risco que irão determinar probabilidade elevada de ruptura do aneurisma de aorta são: hipertensão arterial (pressão alta) fora de controle, tabagismo e também o tamanho do aneurisma.

A probabilidade de ruptura está diretamente relacionada ao seu diâmetro, sendo mais importante naqueles com mais de 5,0 cm.

Quais são as opções de tratamento para o aneurisma de aorta?
Os aneurismas com menos de 5,0 cm de diâmetro não precisam de tratamento cirúrgico, exceto em situações especiais, porém devem ser monitorados através da realização regular de exames de imagem.

Já os aneurismas com mais de 5,0 cm devem ser tratados cirurgicamente, desde que o paciente apresente condições clínicas adequadas.

As opções para tratamento são:

Cirurgia tradicional, onde o aneurisma é acessado cirurgicamente, através de incisão no abdome, com posterior sutura de prótese na aorta. Atualmente é reservada para casos muito complicados ou situações especiais.

Cirurgia endovascular, na qual é implantada uma endoprótese (dispositivo especial para tratamento de aneurismas) no interior da aorta, através de pequenas incisões ou até mesmo punções na região das virilhas. Esta forma de tratamento é menos invasiva, com menor dor pós-operatória e recuperação mais rápida.

Qual especialista devo procurar?
Nestes casos, o especialista para tratamento e acompanhamento do aneurisma de aorta é o cirurgião vascular.

Dr Marcio Filippo
Cirurgião Vascular
22/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!