Dores nos rins. Você sabe como identificar?

Muitas pessoas costumam sofrer com intensas dores na região lombar que atrapalham sua produtividade no trabalho, atividades de lazer e consequentemente sua qualidade de vida. O que muitos não sabem é distinguir se estão sofrendo com dor nos rins ou na coluna.

Os rins são órgãos extremamente importantes para o funcionamento ideal do corpo. Além de filtrar as impurezas do sangue, controlar a pressão arterial e regular a composição do organismo, ele ainda produz hormônios e vitaminas. Por isso, é muito importante dar total atenção a esse órgão. Afinal, toda vez que a dor no rim é negligenciada a situação pode se agravar cada vez.

Para te ajudar a identificar esse mal, neste artigo vamos falar sobre as principais características da dor nos rins, abordando formas de diferenciar a dor e os principais cuidados que você deve ter para manter a saúde dos seus rins.

DORES NOS RINS: COMO IDENTIFICAR

Observe as melhores formas de identificar se a dor que você está sentindo está relacionada aos rins:

COLORAÇÃO DA URINA

Observando a cor e o aspecto da urina você pode identificar muitos problemas do seu organismo, inclusive os relacionados ao rim.

A cor ideal é amarelo-claro. Se estiver amarelo-escuro significa que você deve ingerir mais água, se estiver muito clara é porque está bebendo água em excesso e pode sobrecarregar os rins.

Já a coloração avermelhada e persistente, indica problema nos rins, fígado, próstata ou alguma infecção. Quanto ao aspecto, se apresentar aumento da espuma e demora para desaparecer, o problema pode estar relacionado ao rim ou ao excesso de proteína.

LOCALIZAÇÃO DA DOR

As dores nos rins muitas vezes é confundida com a dor lombar e na coluna, já que os rins ficam na parte inferior das costas. Porém, diferente das dores de coluna, quando o problema está relacionado ao rim, a dor não piora quando a pessoa move o tronco.

Geralmente a dor nos rins é na região inferior das costelas.  No caso de cálculo renal, a dor acontece apenas em um dos lados das costas.

INTENSIDADE

A dor relacionada aos rins é muito forte e pode piorar com tempo. Além disso, quando existe a presença de pedras a dor costuma irradiar para a virilha. Em algumas situações o portador do cálculo renal pode ficar impossibilitado de realizar alguns movimentos e a dor piora quando o local é pressionado.

SANGUE NA URINA

O sangue na urina ou hematúria é um forte sinal de problemas nos rins e também pode estar relacionado com diversas doenças como excesso de cálculo na urina, endometriose, infecção urinária, câncer renal, de bexiga ou de próstata entre outras.

Muitas vezes a presença de sangue na urina só pode ser observada com uso de microscópios, por isso, é muito importante realizar exames de urina com frequência, pois, nem sempre o sangue é visível.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS RINS?

Medidas simples podem fazer muita diferença para manter o bom funcionamento dos seus rins e ficar livre de dores e doenças. Veja algumas:

  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia, observando a cor da urina;
  • Evitar o consumo excessivo de sal e de embutidos;
  • Realizar exames de sangue e urina periodicamente;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Visitar seu médico e realizar umcheck-up anualmente.

 

Assim que notar algum dos sintomas ou se perceber que a dor é frequente, o recomendado é buscar ajuda médica e evitar a automedicação. O ideal é encontrar um médico com formação na área, experiente e de confiança para tratar seu problema da melhor maneira possível.

Se você já sofre com dor nos rins ou deseja evitar, fique atento aos cuidados essenciais que foram citados neste artigo e mantenha uma rotina saudável para ficar livre das dores.

Dr José Alexandre Pedrosa

Urologista

http://www.drjappedrosa.com

19/07/2018

Uma comentário para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!