Dor nas costas, dor ciática, ciatalgia – O que eu preciso saber??

Dr. Felipe Carvalho

Em março de 2015, a revista científica New England Journal of Medicine publicou uma importante revisão sobre a dor ciática. Trata-se daquela aquela dor que se inicia na região da nádega e se estende pela perna. Essa dor é muito comum e pode atingir 40% da população saudável, principalmente entre 30 e 50 anos de idade.

Na grande maioria dos casos, a dor ciática é causada por uma doença no disco intervertebral, conhecida como hérnia de disco. O disco vertebral é uma estrutura que fica entre os ossos da coluna e tem, dentre outras, a função de amortecer o impacto entre as vértebras. Pequenas mudanças de posição deste disco podem causar compressão dos nervos que passam pela coluna causando sua irritação e, consequentemente, dor.

Os seres humanos possuem cinco vértebras lombares e, logo abaixo, o osso sacro. As hérnias de disco são mais frequentes entre a 4ª e a 5ª vértebras lombares (L4-L5), seguidas das hérnias entre a 5ª vértebra lombar e o sacro (L5-S1).

O diagnóstico e a investigação da dor ciática são feitos através da história clínica, do exame físico e de exames complementares. Nesse contexto, o principal exame complementar é a ressonância magnética nuclear da coluna lombar. O exame de ressonância é capaz de evidenciar o disco herniado e a compressão da raiz nervosa.

O tratamento pode ser conservador (fisioterapia e medicamentos) ou cirúrgico. Em aproximadamente 90% dos casos, o tratamento conservador é suficiente. Logo, a dor melhora com exercícios adequados, correção da postura, perda de peso e remédios. Porém, é muito importante consultar o um médico antes de iniciar qualquer tratamento. O tratamento em geral, é feito por uma equipe multidisciplinar com clínicos, ortopedistas, neurocirurgiões e fisioterapeutas.

Referência:
Longo, D. New England Journal of Medicine 2015;372:1240-8.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!