Doença Hemorroidária (hemorroida)

A doença hemorroidária pode ocorrer em ambos os sexos, sendo mais comum nos homens. Nos Estados Unidos, estima-se que ocorre em 4,4% da população, sendo mais frequente entre 45 e 65 anos de idade.

Os principais fatores de risco são: hereditariedade, obesidade, tabagismo, dieta rica em gorduras e pobre em fibras, álcool, e baixa ingestão de líquidos. A causa exata da doença hemorroidária permanece desconhecida.

Dentre os fatores considerados promotores estão: aumento da pressão intra-abdominal, hábitos intestinais irregulares, gravidez e posição ereta. Atualmente, a teoria mais aceita como causa da maioria dos sintomas é a do prolapso dos coxins anais. Essa teoria é sustentada pelo fato de a submucosa não formar um anel contínuo de tecido espessado, mas uma série de coxins separados, sem qualquer hiperplasia vascular. Suas funções são a manutenção da aderência da mucosa e submucosa ao esfíncter interno, além de sustentar os vasos sanguíneos da submucosa e amortecer a passagem das fezes.

A deterioração da sustentação dos coxins favorece o prolapso e está associada ao envelhecimento do paciente, principalmente após a terceira década de vida. Esse fator, associado às situações promotoras citadas acima dariam início aos sinais e sintomas da hemorroida.

ASPECTOS CLÍNICOS: O QUE EU POSSO SENTIR ?

Os sinais e sintomas mais frequentemente relacionados a doença hemorroidária são sangramento retal (gotejamento ou esguicho), prurido (coceira), soiling (escape de secreções), além de problemas relacionados diretamente à dificuldade de higiene local.

O sangramento é o sinal mais comum e, na maioria das vezes é intermitente e de pequeno volume. Quando a queixa principal do paciente for dor intensa deve-se pensar na possibilidade de alguma complicação como : trombose hemorroidária, associação com fissura anal ou abscesso.

Converse com o seu médico.

Dr José Antonio da Cunha e Silva – Proctologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!