Desmistificando o cateter de quimioterapia.

O cateter de quimioterapia é um dispositivo composto por um tubo de silicone e um reservatório com uma membrana perfurável que é utilizado para a infusão de medicamentos e coleta de sangue. Eles podem ser fundamentais durante a quimioterapia, pois, em geral, são tratamento longos e que utilizam drogas, podendo causar inflamações (flebites) nas veias mais superficiais do corpo.

Sua colocação é realizada em centro cirúrgico sob anestesia local e venosa (sedação) através da punção de uma veia calibrosa. A posição do cateter é verificada por radioscopia (raio-X). O reservatório é colocado logo abaixo da pele através de uma pequena incisão (corte) de cerca de 4 cm, geralmente no tórax abaixo da clavícula. Ao fim, o sistema é testado para fluxo e refluxo, a incisão da pele é suturada e é aplicada uma solução de heparina (anticoagulante) para se evitar a trombose (formação de coágulos). O cateter pode ser utilizado imediatamente após sua instalação. O procedimento dura cerca de 40 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. Apesar de ser considerado um procedimento seguro, algumas complicações podem ocorrer, entre elas estão trombose, infecção e formação de hematoma.

O cateter pode permanecer por muitos meses ou mesmo anos, mas é necessária uma manutenção mensal mesmo que ele não esteja sendo utilizado para que se possa fazer a injeção da solução de heparina. A presença do cateter pode ocasionar um desconforto local principalmente nos primeiros meses, mas de forma geral ele não interfere com as atividades diárias do paciente.

A grande vantagem desse dispositivo durante o tratamento com quimioterapia é que o acesso venoso está facilmente acessível, dispensando a necessidade de punções nos braços para a infusão das drogas e a coleta de sangue.

O cateter pode ser retirado após o término do tratamento. O procedimento é feito no centro cirúrgico, também sob anestesia local e sedação, através da mesma incisão (corte) utilizada para sua colocação.

Dr Flavio Sabino – Cirurgião Oncológico do Instituto Clinics

18/08/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço
Fórum de Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 351, sala 614 . Ipanema - RJ
Telefones: (21) 2267-5384 e 99246 4696
Siga-nos!