Também conhecida como eczema de contato ou dermatite alérgica, a dermatite de contato é uma inflamação provocada quando a pele entra em contato com uma substância que causa alergia ou irritação.
A reação é imunológica e surge mesmo após exposições de curta duração.
O problema pode surgir após um primeiro contato com determinada substância ou mesmo após anos de contato com um produto que nunca causou alergia antes.
Para tratar o problema, a principal ação é remover o contato com o produto irritante. Uma vez interrompido o contato, as lesões tendem a desaparecer dentro de duas a quatro semanas.
Cremes hidratantes e loção da calamina podem ajudar a amenizar a aliviar os sintomas.
Em casos mais graves, pomadas com corticoides podem ser indicadas. Já a dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, desenvolve mais na infância e pode ter causa genética.
O principal sintoma é uma erupção cutânea, que aparece normalmente nos braços e atrás do joelho. Os principais sintomas são coceira, descamação, pele seca e vermelhidão local.
A dermatite atópica não é uma doença contagiosa.
Para o tratamento, são indicados cremes com corticoides, que evitam efeitos colaterais. Há também a fototerapia, que utiliza raios ultravioletas para o controle do eczema. Lembrando que nunca devemos utilizar medicação por conta própria, pois pode piorar o quadro inflamatório
Ao perceber os sintomas entre em contato com o seu dermatologista.
Dra Ericka Aguiar é Dermatologista do Instituto Clinics
22/08/2017